Perfil epidemiológico da hepatite B no Brasil: um estudo ecológico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3¹.11445Resumo
Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico de pacientes com hepatite B no Brasil entre 2010 e 2018. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de caráter retrospectivo, com base documental e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020, através do Sistema de Informações de Agravo de Notificações (SINAN). Foram analisadas as variáveis região, escolaridade, faixa etária, fonte ou mecanismo de infecção, raça, sexo e zona de residência. Em seguida, realizada tabulação e análise dos dados utilizando o programa Microsoft Excel 2016, no qual foram calculados os coeficientes de incidência da Hepatite B e a significância das variáveis para o agravo estudado utilizando o Teste de Análise de Variância (ANOVA). Resultados: Foram notificados 126.252 casos de hepatite B no Brasil. As regiões Norte e Sul apresentaram as maiores taxas de detecção de novos casos a cada 100 mil habitantes. Houve predominância de homens brancos, com idade entre 20 a 39 anos, ensino fundamental incompleto, residentes em zona urbana e infectados pela via sexual, relacionado ao comportamento de risco do grupo. Conclusão: Torna-se relevante a importância de ações voltadas para o incentivo à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da hepatite B, a partir do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.