Importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106025Resumo
Identificar na literatura aspectos relacionados a importância da educação em saúde durante a gravidez. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. O levantamento da produção científica foi realizado mediante a seguinte questão norteadora: “Qual a importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez?”. Foram efetuadas buscas nas bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scopus através do Portal Capes. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Importância”, “Grupos, “Educação em saúde” e “Gravidez”, em combinação, por meio do operador booleano AND. A pesquisa foi realizada em Outubro de 2020. Os critérios de inclusão utilizados para seleção dos artigos foram: texto completo, artigos na íntegra, disponível eletrônica e gratuitamente e indexados nas bases, no recorte temporal compreendido entre 2016 a 2020, no idioma português. Como critérios de exclusão: textos duplicados, cartas ao editor, editoriais, teses e dissertações. Foram encontrados 157 artigos científicos. Porém, após aplicar os critérios de elegibilidade restringiram-se a 10 obras. Os grupos de educação em saúde são grandes aliados no conhecimento e percepção das gestantes acerca de todos os aspectos que permeiam o ciclo gravídico-puerperal. Logo, estes devem ser priorizados nos serviços de Atenção Primária a Saúde (APS), visto que a APS é caracterizada como um serviço que promove saúde através de práticas educativas em seus territórios de abrangência.
Descritores: grupos; educação em saúde; gravidez.
Downloads
Referências
Alves FLC, Castro EM, Souza FKR, Lira MCPS, Rodrigues FLS, Pereira LP. Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2019; 40: 01-08.
Brandão MGSA, Rocha SP, Cavalcante ASP, Bezerra MAC, Vasconcelos MIO. Educação em Saúde como Estratégia de Qualificação da Assistência às Gestantes no Interior do Ceará. Rev Enferm Health Care. 2020; 9: 127-35.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.
Fagundes DQ, Oliveira AE. Educação em Saúde no Pré-natal a partir do referencial teórico de Paulo Freire. Trab. Educ. Saúde. 2017; 15: 223-43.
Fabbro MRC, Lima MP. A experiência paterna de pais de “primeira viagem” no cuidado do bebê nos primeiros três meses de vida. Atas CIAIQ. 2017; 2: 166-75.
Jacob LMS, Mafetoni RR, Figueira MCS, Lopes MHBM, Shimo AKK. Ações educativas para prevenção de complicações relacionadas à gestação. Rev Enferm Atual In Derme. 2019; 87: 01-09.
Maia A K, Silva BYC, Moreira LCJ. Eficácia de Intervenções Educativas com Gestantes sobre o Grau de Conhecimento em Aleitamento Materno. Rev Bras Promoç Saúde. 2019; 32: 01-09.
Mazzetto FMC, Prado JTO, Silva JCC, Siqueira FPC, Marin MJF, ECAMES L. et al. Sala de espera: educação em saúde em um ambulatório de gestação de alto risco. Saúde e Pesqui. 2020; 13: 93-104.
Neves AM, Mendes LC, Silva SR. Práticas educativas com gestantes adolescentes visando a promoção, proteção e prevenção em saúde. Rev Min Enferm. 2015; 19: 241-44.
Pereira IP, Giotto AC. Percepção das gestantes em relação ao atendimento pré-natal de baixo risco. Rev Inic Cient Ext. 2019; 2: 250-57.
Queiroz MVO, Menezes GMD, Silva TJP, Brasil EGM, Silva RM. Grupo de gestantes adolescentes: contribuições para o cuidado no pré-natal. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37: 01-07.
Silva JCB, Lima RMC, Lins MARA, Lemos MEP, Carvalho MVG, Silva SV. Oficina Educativas com Gestantes sobre Boas Práticas Obstétricas. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13: 255-60.
Silva MEP, Jurado SR, Feitosa LG, Marta IER, Zuque FTS, Valadão FB. Rodas de conversa com gestantes como estratégias para promoção à saúde no período pré-natal. Rev Nursing. 2020; 23: 3760-3765.
Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014; 48: 335-45.
Sousa LMM, Severino S, Vieira CM, Antunes V. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Rev. Investigação em Enfermagem. 2017; 02: 17-26.
Souza EVA, Bassler TC, Taveira AG. Educação em Saúde no Empoderamento da Gestante. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13: 1527-1531.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Portal: Saúde e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.