Importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106025Resumen
Identificar na literatura aspectos relacionados a importância da educação em saúde durante a gravidez. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. O levantamento da produção científica foi realizado mediante a seguinte questão norteadora: “Qual a importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez?”. Foram efetuadas buscas nas bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scopus através do Portal Capes. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Importância”, “Grupos, “Educação em saúde” e “Gravidez”, em combinação, por meio do operador booleano AND. A pesquisa foi realizada em Outubro de 2020. Os critérios de inclusão utilizados para seleção dos artigos foram: texto completo, artigos na íntegra, disponível eletrônica e gratuitamente e indexados nas bases, no recorte temporal compreendido entre 2016 a 2020, no idioma português. Como critérios de exclusão: textos duplicados, cartas ao editor, editoriais, teses e dissertações. Foram encontrados 157 artigos científicos. Porém, após aplicar os critérios de elegibilidade restringiram-se a 10 obras. Os grupos de educação em saúde são grandes aliados no conhecimento e percepção das gestantes acerca de todos os aspectos que permeiam o ciclo gravídico-puerperal. Logo, estes devem ser priorizados nos serviços de Atenção Primária a Saúde (APS), visto que a APS é caracterizada como um serviço que promove saúde através de práticas educativas em seus territórios de abrangência.
Descritores: grupos; educação em saúde; gravidez.
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