REDUÇÃO DE DANOS: o conhecimento dos estudantes de Enfermagem e Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106038

Resumo

 

Introdução: Redução de Danos, como estratégia frente ao alcoolismo, se dá através da perspectiva transdisciplinar de saúde, educação, assistência social, cultura, trabalho e renda, visando a garantia do cuidado e dos direitos das pessoas. Objetivo: Investigar o conhecimento sobre Estratégia de Redução de Danos entre estudantes dos Cursos de Medicina e Enfermagem de uma universidade pública de Maceió. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de 28 estudantes (sendo 16 do curso da graduação em Enfermagem e 12 do curso de graduação em Medicina), em 2019. Foram realizados dois grupos focais com a participação de um moderador, observador e dos estudantes, empregando-se um roteiro com sete questões norteadoras. As falas foram gravadas, transcritas e os conteúdos textuais foram processados no software IRAMUTEQ.  Resultados: Seis classes foram geradas após a análise: classe 1: Política de álcool e outras drogas; classe 2: Aprendizagem sobre o tema; classe 3: Abordagem do tema no curso, classe 4 denominada: Estratégia de Redução de Danos; classe 5: A compreensão do conceito de Redução de Danos e classe 6: Discussão do tema Redução de Danos durante a graduação. Conclusão: Observou-se que os pesquisados possuem conhecimento sobre Redução de Danos, porém ainda necessitam de uma melhor aprendizagem sobre o assunto.

 

Palavras – chave: Redução de danos. Alcoolismo. Álcool. Saúde mental.

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Biografia do Autor

Shirleide Martins Cavalcante de Morais, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário CESMAC (2000) e graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tiradentes (2012). Atuou na Farmácia Magistral, Industrial e Comercial. Pós graduação em Gestão de Farmácia hospitalar. Pós graduação em Saúde da Família.  Preceptora de estágio curricular para graduandos em Enfermagem. Participou como auxiliar externa em banca de avaliação e defesa de trabalho de conclusão de curso .Preceptora Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina/UFAL. Mestre em Ensino na Saúde - MPES/FAMED - Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Divanise Suruagy Correia, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1979), mestrado em Mestrado em Saúde da Criança pela Universidade Federal de Alagoas (2000), mestrado em Ciências da Saude pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e doutorado em Programa de Pósgraduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina, adolescência, sexualidade, adolescente e criança.

Andrea Marques Vanderlei Fregadolli, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Farmácia, Educação Física e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Graduanda em Pedagogia (último semestre) e Nutrição (8º Período) . Especialista em Plantas Medicinais (UFLA, 2001), Farmacologia (UFLA, 2002), Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura (INCISA/IMAM, 2008), Análises Clínicas (2016), Farmácia Clínica com Prescrição de Medicamentos, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nutrição Materno-infantil. Pós-graduanda em Ortomolecular, e Farmácia Estética. Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento (UFAL, 2011), Bolsa de Pesquisa no Mestrado: FAPEAL. Doutora em Ciências. Bolsa de Pesquisa no Doutorado: FAPEAL/CAPES. Professora adjunta, nível 2, da Universidade Federal de Alagoas da Faculdade de Medicina (FAMED). Tutora do 1º Periodo de Medicina com ênfase em Anatomia, Fisiologia, Histologia, Embriologia, Biologia Celular e Molecular, Genética e Bioquímica. Leciona as disciplinas Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Pesquisa em Saúde (TAEPS), Metodologia Científica e Práticas Docentes no Mestrado Ensino na Saúde (UFAL).

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Publicado

2022-01-24

Como Citar

Cavalcante de Morais, S. M., Correia, D. S., & Vanderlei Fregadolli, A. M. (2022). REDUÇÃO DE DANOS: o conhecimento dos estudantes de Enfermagem e Medicina. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106038. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106038

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