Mortalidade de Crianças por Acidentes de Trânsito
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i2.6236Resumo
Objetivo: Analisar a mortalidade de crianças de 0 a 9 anos de idade no trânsito da cidade de Maceió, entre os anos de 2001 a 2010. Métodos: Estudo epidemiológico realizado com dados secundários sobre mortalidade (DATASUS) da cidade de Maceió. Os dados foram analisados pelo programa Epi Info 3.5.6, tendo como variável independente mortes de crianças pedestres e dependentes sexo, faixa etária e ano. Usou-se como medidas estatísticas Odds, com IC=95%. Resultados: Ocorreram 77 óbitos por acidente de trânsito, na faixa etária estudada nos anos de 2001-2010, observando-se tendência à redução no número de óbitos. A maior prevalência de morte é decorrente dos acidentes com pedestres, (62,3%) dos óbitos e no sexo masculino, (64,93%), apesar do risco de morte de um pedestre do sexo feminino ser semelhante ao risco de um pedestre do sexo masculino (OR=0,82; IC 95% 0,28-2,38). Crianças menores de 5 anos apresentam menor risco de morrer como pedestres que crianças dos 5 aos 9 anos (OR=0,44; IC 95%= 0,15-1,28). Conclusão: Observa-se na cidade de Maceió uma redução progressiva no número de óbitos de crianças por acidentes de trânsito ao longo dos anos, entretanto, os números ainda são altos o que mostra necessidade de investimento em medidas preventivas principalmente em crianças como pedestresDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.