A CONTRIBUIÇÃO DOS PRECEPTORES RELACIONADA AO CONTROLE SOCIAL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Objetivo: O presente artigo tem o objetivo de identificar os estudos publicados no Brasil sobre as contribuições da preceptoria para formação de estudantes na área da saúde com foco no controle social. Método: Trata-se de uma pesquisa quati-qualitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), identificadas as publicações do período entre os anos de 2009 a 2018, sendo selecionados dez arquivos de acordo com o objetivo do estudo e a utilização dos critérios de inclusão definidos previamente. A parte quantitativa é apresentada sob a forma de valores absolutos e relativos. Para tabulação das frequências simples foi usado o EpiInfo 7.2.2. Os Intervalos de Confiança Exatos (ICE) foram construídos pelo programa Epidat versão 3.1. Resultados: Os estudos apontam fragilidade no planejamento e na integração entre serviço e instituições de ensino, e que o controle social tem sido pouco trabalhado com os estudantes da graduação, embora os estudos com residentes tenham apontado uma aproximação com o tema. Também identificou que o preceptor é visto como fundamental nessa formação, mesmo sem incentivo para exercer a preceptoria. Conclusão: O controle social é pouco discutido na formação. É importante salientar que o tema é recente no Brasil, porém importante para o fortalecimento da política de saúde.
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