Desafios da Formação para o Trabalho Interprofissional no Contexto da Reabilitação

Autores

  • José Gutembergue de Vasconcelos Bezerra HUPAA/UFAL/EBSERH
  • Cristina Camelo de Azevedo Universidade Federal de Alagoas
  • Josineide Francisco Sampaio Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4196

Resumo

Objetivo: Identificar a participação da educação interprofissional na dinâmica dos estágios supervisionados dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, desenvolvidos no Centro Especializado em Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Método: Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, em que foram entrevistados preceptores dos três cursos visando identificar ações interprofissionais nas atividades de estágio curricular e visibilizar potenciais barreiras e elementos facilitadores desse processo. As práticas discursivas e produção de sentidos de Spink fundamentaram a pesquisa e a elaboração de mapas dialógicos serviu de instrumento de análise das falas dos entrevistados. Resultados: Constatou-se que não existem atividades interprofissionais estabelecidas nos estágios supervisionados e, embora haja o entendimento de que a reabilitação se potencializa com as práticas colaborativas, não se reconhece o interesse profissional ou institucional, em adotar essa metodologia de trabalho. Conclusão: O desafio de legitimar a interprofissionalidade no cotidiano das equipes de reabilitação e na prática educacional através dos estágios supervisionados, depende bem mais do interesse e envolvimento individuais do que do apoio institucional ou mobilização de outros membros da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gutembergue de Vasconcelos Bezerra, HUPAA/UFAL/EBSERH

Terapeuta ocupacional graduado pela UFPE. Pós-graduação em Neuropsicologia. Mestrado Profissional em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. Terapeuta ocupacional do HUPAA/UFAL/EBSERH e CER III PAM Salgadinho – Maceió AL.

Cristina Camelo de Azevedo, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga. Doutorado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Professora do Instituto de Psicologia e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas.

Josineide Francisco Sampaio, Universidade Federal de Alagoas

Socióloga. Doutorado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Professora da Faculdade de Medicina e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Bezerra, J. G. de V., Azevedo, C. C. de, & Sampaio, J. F. (2018). Desafios da Formação para o Trabalho Interprofissional no Contexto da Reabilitação. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 3(1), 680–693. https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4196

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)