Desafios da Formação para o Trabalho Interprofissional no Contexto da Reabilitação
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4196Resumo
Objetivo: Identificar a participação da educação interprofissional na dinâmica dos estágios supervisionados dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, desenvolvidos no Centro Especializado em Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Método: Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, em que foram entrevistados preceptores dos três cursos visando identificar ações interprofissionais nas atividades de estágio curricular e visibilizar potenciais barreiras e elementos facilitadores desse processo. As práticas discursivas e produção de sentidos de Spink fundamentaram a pesquisa e a elaboração de mapas dialógicos serviu de instrumento de análise das falas dos entrevistados. Resultados: Constatou-se que não existem atividades interprofissionais estabelecidas nos estágios supervisionados e, embora haja o entendimento de que a reabilitação se potencializa com as práticas colaborativas, não se reconhece o interesse profissional ou institucional, em adotar essa metodologia de trabalho. Conclusão: O desafio de legitimar a interprofissionalidade no cotidiano das equipes de reabilitação e na prática educacional através dos estágios supervisionados, depende bem mais do interesse e envolvimento individuais do que do apoio institucional ou mobilização de outros membros da equipe.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.