Desafios da Formação para o Trabalho Interprofissional no Contexto da Reabilitação
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4196Abstract
Objetivo: Identificar a participação da educação interprofissional na dinâmica dos estágios supervisionados dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, desenvolvidos no Centro Especializado em Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Método: Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, em que foram entrevistados preceptores dos três cursos visando identificar ações interprofissionais nas atividades de estágio curricular e visibilizar potenciais barreiras e elementos facilitadores desse processo. As práticas discursivas e produção de sentidos de Spink fundamentaram a pesquisa e a elaboração de mapas dialógicos serviu de instrumento de análise das falas dos entrevistados. Resultados: Constatou-se que não existem atividades interprofissionais estabelecidas nos estágios supervisionados e, embora haja o entendimento de que a reabilitação se potencializa com as práticas colaborativas, não se reconhece o interesse profissional ou institucional, em adotar essa metodologia de trabalho. Conclusão: O desafio de legitimar a interprofissionalidade no cotidiano das equipes de reabilitação e na prática educacional através dos estágios supervisionados, depende bem mais do interesse e envolvimento individuais do que do apoio institucional ou mobilização de outros membros da equipe.Downloads
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