Educação a Distância: uma Análise das Estratégias de Aprendizagem na Formação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7288Resumo
O estudo foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Gestão de Sistema e-Learning na Universidade Nova de Lisboa e centrou-se em investigar o uso das estratégias de aprendizagem utilizadas pelos discentes de um curso de especialização ofertado na modalidade a distância. A pesquisa está embasada na Psicologia Cognitiva e na Teoria do Processamento da Informação. Para recolha dos dados, foi utilizado o instrumento estandardizado intitulado “Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA)”. Os dados foram analisados quantitativamente mediante procedimentos estatísticos de análise descritiva. Os resultados apontam que os sujeitos fazem uso com maior frequência das estratégias cognitivas (média=8,2; dp=1,4), seguido, respectivamente, das comportamentais (média= 7,9; dp=1,4) e das autorregulatórias (média=7,4; dp=1,4). Ressalta-se a importância da temática e da necessidade de outras pesquisas que associem o tema ao papel do tutor como incentivador no desenvolvimento das estratégias de aprendizagem no contexto da e-Learning.
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