Educação a Distância: uma Análise das Estratégias de Aprendizagem na Formação em Saúde

Autores/as

  • Nayara Glycia Calheiros Santos Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas
  • Andreia Teles Vieira Universidade Nova de Lisboa
  • Jairo Calado Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7288

Resumen

O estudo foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Gestão de Sistema e-Learning na Universidade Nova de Lisboa e centrou-se em investigar o uso das estratégias de aprendizagem utilizadas pelos discentes de um curso de especialização ofertado na modalidade a distância. A pesquisa está embasada na Psicologia Cognitiva e na Teoria do Processamento da Informação. Para recolha dos dados, foi utilizado o instrumento estandardizado intitulado “Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA)”. Os dados foram analisados quantitativamente mediante procedimentos estatísticos de análise descritiva. Os resultados apontam que os sujeitos fazem uso com maior frequência das estratégias cognitivas (média=8,2; dp=1,4), seguido, respectivamente, das comportamentais (média= 7,9; dp=1,4) e das autorregulatórias (média=7,4; dp=1,4). Ressalta-se a importância da temática e da necessidade de outras pesquisas que associem o tema ao papel do tutor como incentivador no desenvolvimento das estratégias de aprendizagem no contexto da e-Learning.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nayara Glycia Calheiros Santos, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Psicóloga, Mestre em Gestão de Sistema e-Leaning, pela Universidade Nova de Lisboa -PT (FCSH-UNL), especialista em Gestão do Trabalho em Saúde e em Administração de Saúde. Membro titular da Comissão Intersetorial Estadual de Saúde do Trabalhador – CIST e Membro suplente da Mesa Estadual de Negociação do SUS. Gestora da área de Saúde e Segurança Ocupacional da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.

Andreia Teles Vieira, Universidade Nova de Lisboa

Digital Media PhD (UT Austin | Programa Universidade Nova de Lisboa) com o projeto "Estratégias para combinar e-Learning e Serious Games". Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning (FCSH-UNL) e Licenciatura em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL). Investigador no CITI / UNL - Centro de Investigação em Tecnologias Interactivas URL: www.citi.pt

Jairo Calado Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Médico, Especialista em Epidemiologia, em Sistema de Saúde e Administração Hospitalar.
Professor da Universidade Federal de Alagoas na Faculdade de Medicina (FAMED), Maceio-Al, Brasil.

Publicado

2019-09-02

Cómo citar

Santos, N. G. C., Vieira, A. T., & Cavalcante, J. C. (2019). Educação a Distância: uma Análise das Estratégias de Aprendizagem na Formação em Saúde. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(2), 1096–1112. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7288

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL

Artículos más leídos del mismo autor/a