Deslindado a prática médica no âmbito da saúde mental sob a perspectiva do médico atuante na Atenção Primária
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106049Resumo
O presente estudo buscou compreender a prática médica em saúde mental no cenário da Atenção Primária em Saúde (APS). Para tanto foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo, na qual por meio de entrevistas com médicos atuantes na APS de um município do estado de Alagoas/Brasil, se produziu dados, cujo
corpusfoi tratado a partir da aplicação da análise temática de conteúdo. A prática médica em saúde mental na APS persiste em uma perspectiva do modelo biomédico, valorizando a atuação do psiquiatra como responsável pelo cuidado, bem como o uso da medicação como principal abordagem terapêutica. Quanto a relação com a família se reconhece a sua importância, embora que com o paciente em sofrimento mental se tem dificuldades para o atribuir um papel de protagonismo em seu processo de cuidado. Desta forma, se faz necessário repensar os caminhos de transformação da prática médica em saúde mental na APS, seja pelo incentivo a propostas formativas condizente com a realidade de atuação do médico generalista, seja pela organização e consolidação da rede de Atenção Psicossocial, de modo que o médico possa vislumbras outras possibilidades de atuação e abordagens condizentes com as políticas que regem o cuidado em saúde mental no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.