COVID-19 em gestantes: Uma revisão do perfil clínico e epidemiológico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106041Resumo
Introdução: As manifestações clínicas da COVID-19 são variadas na população geral. Em gestantes, o conhecimento sobre perfil de apresentação clínica ainda é restrito. O presente estudo objetivou sistematizar a literatura atual no que se refere ao perfil clínico e epidemiológico de gestantes com COVID-19. Método: A pesquisa foi desenvolvida de acordo com as recomendações fornecidas no protocolo PRISMA. Os estudos foram selecionados a partir das bases de dados PubMed / Medline e Scopus entre 01 de janeiro e 24 de abril de 2020, utilizando duas estratégias de busca: os descritores COVID-19, SARS-CoV-2, 2019-nCoV, n-CoV e coronavirus associados a “perfil clínico” e “epidemiologia”; posteriormente, foram incluídos os termos “ginecologia e obstetrícia”, “reprodução” e “gravidez” aos descritores anteriores. Resultados: Febre foi o principal sintoma relatado com frequência que variou entre 17,39 e 85,71%. Diabetes mellitus foi a principal complicação da gravidez cuja prevalência variou entre 7,76 e 14,29%. Houve 69,19% de cesáreas. Óbitos fetais e asfixia neonatal severa não foram observados. No entanto, nascimentos pré-termos/prematuros foram comumente reportados.
Conclusão: O quadro clínico das pacientes gestantes não se diferenciou significativamente das pacientes não grávidas. Destacou-se o parto prematuro como possível consequência da infecção. A testagem universal para gestantes admitidas ao parto permite a adoção de cuidados precoces para evitar contaminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.