QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HIPERTENSOS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Jéssica Lays Ferreira Ribeiro da Silva UFAL
  • Beatriz Brito Ribeiro
  • Daniela Bassi-Dibai
  • Jussara Almeida de Oliveira Baggio

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02207008

Resumo

Fundamento: A qualidade de vida e o nível de autocuidado de indivíduos hipertensos pode ser influenciada por diversos fatores. O conhecimento destes fatores no município de Arapiraca-AL pode auxiliar na implementação de políticas públicas direcionadas.

Objetivo: Descrever a qualidade de vida e o nível de autocuidado dos pacientes com Hipertensão Arterial (HA) do município de Arapiraca, nos anos de 2019-2020. 

Métodos: Estudo observacional transversal envolvendo 100 indivíduos com diagnóstico clínico de HA. A avaliação foi composta por uma ficha de avaliação de dados clínicos e pessoais e três questionários: Qualidade de vida em hipertensão arterial (MINICHAL-BRASIL), Perfil de autocuidado da hipertensão (PAC- HTN) e Questionário de percepção de hábitos saudáveis (QPHAS). 

Resultados: A média de idade dos indivíduos avaliados foi de 64±11,52 anos, 74% do sexo feminino e 67% eram sedentários. A qualidade de vida dos entrevistados foi considerada satisfatória. A adesão ao tratamento não medicamentoso foi baixa, principalmente no que se refere a prática de atividade física, alimentação e monitorização da PA em casa.

Conclusão: Os participantes apresentaram boa qualidade de vida, porém com baixa adesão à terapia não medicamentosa, interferindo no autocuidado desses pacientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Ferreira Ribeiro da Silva, J. L., Ribeiro, B. B. ., Bassi-Dibai, . D. ., & Almeida de Oliveira Baggio, J. . (2022). QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HIPERTENSOS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 7(Fluxo contínuo), e02207008. https://doi.org/10.28998/rpss.e02207008