QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HIPERTENSOS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02207008Resumo
Fundamento: A qualidade de vida e o nível de autocuidado de indivíduos hipertensos pode ser influenciada por diversos fatores. O conhecimento destes fatores no município de Arapiraca-AL pode auxiliar na implementação de políticas públicas direcionadas.
Objetivo: Descrever a qualidade de vida e o nível de autocuidado dos pacientes com Hipertensão Arterial (HA) do município de Arapiraca, nos anos de 2019-2020.
Métodos: Estudo observacional transversal envolvendo 100 indivíduos com diagnóstico clínico de HA. A avaliação foi composta por uma ficha de avaliação de dados clínicos e pessoais e três questionários: Qualidade de vida em hipertensão arterial (MINICHAL-BRASIL), Perfil de autocuidado da hipertensão (PAC- HTN) e Questionário de percepção de hábitos saudáveis (QPHAS).
Resultados: A média de idade dos indivíduos avaliados foi de 64±11,52 anos, 74% do sexo feminino e 67% eram sedentários. A qualidade de vida dos entrevistados foi considerada satisfatória. A adesão ao tratamento não medicamentoso foi baixa, principalmente no que se refere a prática de atividade física, alimentação e monitorização da PA em casa.
Conclusão: Os participantes apresentaram boa qualidade de vida, porém com baixa adesão à terapia não medicamentosa, interferindo no autocuidado desses pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.