RELAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE ARARAS INTERIOR DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308004Resumo
Introdução: A vulnerabilidade está diretamente associada à qualidade de vida do idoso, isto é, ao apresentar alta vulnerabilidade pode-se inferir a presença da baixa qualidade de vida. Objetivo: Analisar a relação entre vulnerabilidade e qualidade de vida da pessoa idosa do município de Araras/SP. Métodos: Estudo quantitativo e analítico. Aplicado os instrumentos Vulnerable Elders Survey-13 e Questionário de Qualidade de Vida (SF-36) em 112 idosos residentes em Araras/São Paulo, através de entrevista individual, selecionados inicialmente por uma planilha disponibilizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e posteriormente pelos idosos que participavam e indicavam outros idosos. Foi aplicado o teste Qui Quadrado com significância de 5%. Obteve aprovação ética sob parecer 4.393.230. Resultados: Quanto ao grau de vulnerabilidade 58,0% foram categorizados como não vulneráveis e 90,2 % possuíam melhor qualidade de vida. Em relação entre vulnerabilidade e qualidade de vida, houve prevalência de não vulneráveis com melhor qualidade de vida, todavia, a vulnerabilidade estava presente. Conclusão: Diante da relação entre vulnerabilidade e qualidade de vida, idosos em situações de vulnerabilidade apresentaram pior qualidade de vida. Dessa forma, é importante que a assistência à saúde destes indivíduos inclua intervenções sobre os fatores que predispõe a vulnerabilidade social.
Palavras-chaves: Enfermagem; Saúde do Idoso; Vulnerabilidade Social; Qualidade de Vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.