Grupo Operativo para hipertensos e diabéticos na Atenção Básica de Paraopeba-MG:
interrupção das atividades na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308015Resumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 levou ao estabelecimento do isolamento social. Tal contexto acarretou a fragilidade na realização de ações coletivas nos Grupos Operativos da Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Analisar a contribuição de um Grupo Operativo para hipertensos e diabéticos na APS, frente a interrupção das atividades coletivas. Métodos: Estudo realizado em Paraopeba/MG, com amostra de participantes do Grupo Operativo de uma Unidade Básica de Saúde. Foram incluídos usuários com laudo médico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, entre 2018 e 2021. Foram revisados retrospectivamente a pressão arterial e a glicemia capilar dos participantes do Grupo Operativo. 36 participantes do Grupo Operativo foram acompanhados retrospectivamente referente aos níveis pressóricos, sendo que 14 também referente aos níveis glicêmicos. Resultados: Os níveis de pressão sistólica aumentaram significativamente no período pandêmico, enquanto que o diastólico manteve-se estável. Apesar disso, ambos estiveram dentro da faixa considerada como pressão não elevada. Não houve diferença significativa nos níveis glicêmicos, mas estes se mantiveram altos nos dois períodos comparados. Conclusão: A interrupção das atividades regulares do Grupo Operativo durante a pandemia parece ter afetado o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus, haja vista que não houve melhora significativa nos níveis pressórico e glicêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.