Grupo Operativo para hipertensos e diabéticos na Atenção Básica de Paraopeba-MG:

interrupção das atividades na pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Adriano José de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Najara Barbosa da Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kevan Barbosa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308015

Resumen

Introdução: A pandemia de COVID-19 levou ao estabelecimento do isolamento social. Tal contexto acarretou a fragilidade na realização de ações coletivas nos Grupos Operativos da Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Analisar a contribuição de um Grupo Operativo para hipertensos e diabéticos na APS, frente a interrupção das atividades coletivas. Métodos: Estudo realizado em Paraopeba/MG, com amostra de participantes do Grupo Operativo de uma Unidade Básica de Saúde. Foram incluídos usuários com laudo médico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, entre 2018 e 2021. Foram revisados retrospectivamente a pressão arterial e a glicemia capilar dos participantes do Grupo Operativo. 36 participantes do Grupo Operativo foram acompanhados retrospectivamente referente aos níveis pressóricos, sendo que 14 também referente aos níveis glicêmicos. Resultados: Os níveis de pressão sistólica aumentaram significativamente no período pandêmico, enquanto que o diastólico manteve-se estável. Apesar disso, ambos estiveram dentro da faixa considerada como pressão não elevada. Não houve diferença significativa nos níveis glicêmicos, mas estes se mantiveram altos nos dois períodos comparados. Conclusão: A interrupção das atividades regulares do Grupo Operativo durante a pandemia parece ter afetado o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus, haja vista que não houve melhora significativa nos níveis pressórico e glicêmicos.      

Descargas

Biografía del autor/a

Adriano José de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

(E-mail: adrianoparao@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0009-0007-9349-5506 Universidade Federal de Minas Gerais/Mestrando do Programa Profissional em Odontologia em Saúde Pública)

Najara Barbosa da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

(E-mail: najara.rocha@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3366-0032; Universidade Federal de Minas Gerais/Professora do Departamento de Odontologia Social e Preventiva)

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

de Figueiredo, A. J., Barbosa da Rocha, N. ., & Barbosa, K. (2024). Grupo Operativo para hipertensos e diabéticos na Atenção Básica de Paraopeba-MG:: interrupção das atividades na pandemia da COVID-19. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308015