Dificuldades dos profissionais de saúde sobre os indicadores de desempenho do programa Previne Brasil em um município da Macrorregião Sul de Saúde de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409008esp-2Resumo
Introdução: O Programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. O repasse é realizado com base em três critérios: capitação ponderada, indicadores de desempenho e incentivo para ações estratégicas. Objetivo: Descrever as dificuldades dos profissionais de saúde sobre os indicadores de desempenho do programa Previne Brasil no período de 2019 a 2022 em Campo Verde, Mato Grosso. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, descritiva e de abordagem quantitativa, realizada por meio da aplicação de um questionário estruturado a profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde. Na análise descritiva dos dados, utilizaram-se a frequência simples e a absoluta. Resultados: Participaram do estudo 43 profissionais de nível superior, entre médicos, enfermeiros e dentistas. Entre as maiores dificuldades apresentadas, estão: inconsistência de cadastros, denominador total não idêntico à realidade e suporte técnico do prontuário eletrônico do cidadão; em menor grau de importância estão: falta de recursos materiais, falta de colaboração da equipe e falta de suporte da gestão municipal. Conclusões: O bom desempenho nos indicadores do programa Previne Brasil é resultado de um trabalho de equipe, articulado com uma gestão municipal participativa e um sistema de informação consistente. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Financiamento da Saúde; Atenção Primária; Saúde da Família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.