Fatores associados ao edentulismo total em pessoas idosas de uma cidade do estado de Tocantins, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409011espResumo
Introdução: O edentulismo total pode ocasionar problemas funcionais, mastigatórios, estéticos e psicológicos, sendo consequência da ausência de cuidados no decorrer da vida, fato este acentuado pela desigualdade social. Objetivo: Estimar a associação do edentulismo total às características sociodemográficas e de acesso e utilização dos serviços odontológicos e às multimorbidades apresentadas pelas pessoas idosas na cidade de Gurupi, Tocantins. Métodos: trata-se de um estudo observacional de delineamento transversal e abordagem quantitativa do tipo levantamento epidemiológico, com dados coletados mediante a utilização de questionário semiestruturado, aplicado em diferentes sessões entre outubro de 2021 e agosto de 2022. Resultados: Predominaram na amostra mulheres (55,66 %), pardas (60,38 %), com até quatro anos de estudo (50,94 %), com renda de até um salário mínimo (61,7 %) e que apresentavam multimorbidades (48,58 %). O edentulismo total (24,5 %) foi mais frequente nos entrevistados com 70 anos ou mais, menos de quatro anos de estudo e que tiveram a última consulta odontológica há mais de um ano. Ser do gênero masculino e ter realizado a última consulta odontológica em consultório público foi fator de proteção para a ocorrência de edentulismo total. Conclusões: A prevalência do edentulismo está relacionada a fatores socioeconômicos, demonstrando, assim, a grande iniquidade que ainda permeia a atenção em saúde. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-Chave: Saúde Bucal; Pessoa Idosa; Boca Edêntula; Assistência Odontológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.