Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina: Aspectos do Passado e Presente da Transformação do Ensino Médico
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3418Resumo
Introdução: As DCN no Brasil tem uma história que já deve ser avaliada por docentes, discentes e estudiosos interessados no assunto. Para a surpresa geral, parece ser uma ilustre desconhecida até mesmo entre professores e alunos dos cursos superiores, e em particular da Medicina. Corpo do ensaio: A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas após debates, oficinas, encontros de discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 que complementam as de 2001, trabalhadas com docentes e discentes, visando a atualização do Projeto Pedagógico deste curso de Medicina. As diretrizes atuais enfatizam a importância de um egresso que considere as diversidades biológicas, étnico-racial, de gênero, socioeconômica, ambiental, cultural, ética e bioética. Conclusão: Faz-se, portanto, necessário e urgente, que discentes e docentes compreendam que não há mais espaço para o aluno que se contentava com a decoreba, e para o professor memorialista, repetitivo em cansativas aulas teóricas, sendo o senhor do saber e não o mediador, transformando-se no operário da construção de saberes, e não apenas da mera reprodução do conhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.