Análise do Comportamento de Recidivas x Reações Hansênicas em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3828Resumo
Objetivo: Analisar o comportamento dos casos de recidiva de hanseníase de residentes em Alagoas. Método: Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Resultados: Após cruzamento de 76 fichas de notificação de hanseníase com modo de entrada de recidiva na segunda notificação comparando com o modo de entrada como caso novo da primeira ficha no período estudado, os dados denotaram que 37 casos (49%), eram recidivas reais, segundo critérios estabelecidos e 39 (51%) de falsas recidivas, por não cumprir o número de anos de alta por cura (5 anos), na realidade estudos mostram que são casos de Reações Hansênicas. Observa-se que as entradas por recidiva se deram em 24 (30%) em Unidades básicas e 55 (70%) em Unidades de Referência. Conclusão: Segundo dados de Alagoas no período selecionado, as recidivas apresentaram um alto índice que corresponde a 5,4% ao ano. Portanto inferir-se que ainda existem dúvidas por parte dos profissionais de saúde em realizar esse diagnóstico e que nem sempre encaminham esses usuários as Unidades de Referência Municipal e/ou Estadual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.