Resgate das Políticas de Controle da Hanseníase no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.6940Resumo
O objetivo do estudo é resgatar desde as primeiras ações no século XIX chegando à portaria 149 de 02 de Fevereiro de 2016 que aprova as diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, que utiliza o método histórico a investigação de acontecimentos do passado e sua influência na atualidade. Para o bom desenvolvimento do estudo foi organizado em três categorias: Políticas Públicas e o surgimento dos primeiros leprosários; Ações de controle da hanseníase e implantação do tratamento e Reconstrução e descentralização das ações de saúde. A pesquisa nos mostra a evolução da história da hanseníase em várias vertentes, como o desenvolvimento da relação do paciente com a sociedade, desde a exclusão pela sociedade e órgãos oficiais até a necessidade de reintegrá-lo com segurança e dignidade a liberdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.