Organização dos Prontuários dos Pacientes em uma Unidade Básica de Saúde de Maceió
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4068Resumo
Objetivo: contribuir para a organização dos prontuários em uma unidade básica de saúde (UBS) de Maceió. Método: para fundamentar o plano de intervenção foram realizadas pesquisas na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico com os descritores: prontuários; capacitação em serviço e arquivo. Os documentos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e UBS também subsidiaram esse trabalho. Resultados Esperados: promover a capacitação dos profissionais da recepção e do arquivo sobre técnicas e métodos arquivistas e legislação que permeia os prontuários dos pacientes; organizar os prontuários dos pacientes na unidade de saúde referenciada e implantar uma planilha eletrônica, facilitando a identificação dos prontuários dos pacientes de maneira mais ágil, auxiliando assim, a rotina dos profissionais. Conclusão: A partir deste estudo verificou-se que os prontuários são documentos em que se registra todos os cuidados realizados pela equipe multiprofissional a cada usuário. Deste modo, se configuram como importantes ferramentas para: subsidiar pesquisas cientiífcas na área da saúde, auxiliar os profissionais no monitoramento e avaliação da saúde de seus pacietes, planejamento das ações de saúde, analise do perfil epidemiológico de cada território, além de servir de prova cabal para demandas externas, como ações judiciais, do conselho de ética e de classes profissionais, acreditação etc. Apesar do exposto, nota-se que o tratamento dado a esses documentos ainda está longe de ser o ideal e a unidade de saúde em foco não refuta essa realidade, logo a proposta aqui apresentada se faz necessária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.