Encontros, Confrontos e Possibilidades do e-Learning na Educação Permanente em Saúde de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.4992

Resumo

Objetivo: Avaliar o e-Learning como estratégia para fomentar a Educação Permanente em Saúde (EPS) em Alagoas. Método: Trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido com alunos egressos do programa EPS em Movimento. O inquérito por questionário foi o método de recolha de dados escolhido, logo foi adaptado para este estudo o instrumento aprovado pelo Comitê de ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Plataforma Brasil) com o Parecer de Número 38309 de 18/06/201216.  Resultados: Diante dos dados colhidos se ajuíza que e-Learning provocou transformações nos métodos convencionais de pensar e produzir EPS em Alagoas. Conclusão: Compreende-se que o método empregado na ação educativa converge com a proposta da EPS. Os discentes foram estimulados a refletir e trocar experiências sobre as práticas em saúde, na perspectiva de desenvolver habilidades e atitudes orientadas ao enfrentamento dos problemas cotidianos. Julga-se que esse trabalho pode servir como aporte para a implementação de estratégias de EPS na modalidade e-Learning.

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Biografia do Autor

Milene Arlinda de Lima Mendes, Secretaria de Estado daSaúde

Analista de Sistemas. Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning pela Universidade Nova de Lisboa – UNL. Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEPSL

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Mendes, M. A. de L. (2019). Encontros, Confrontos e Possibilidades do e-Learning na Educação Permanente em Saúde de Alagoas. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 3(3), 891–906. https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.4992

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL