Visão de Preceptores sobre o Processo de Ensino - Aprendizagem de Residentes de Clínica Médica
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i3.4130Resumo
Objetivo: Conhecer a visão dos preceptores sobre o processo de ensino – aprendizagem de residentes de clínica médica. Método: Trata-se de um estudo de abordagem descritiva e exploratória, natureza qualitativa, realizada no primeiro semestre de 2016. A amostra foi de 13 preceptores envolvidos diretamente na formação de residentes de clínica médica de 2 hospitais de ensino, vinculados ao Sistema único de Saúde. Para análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam de forma marcante, que os preceptores não possuem formação pedagógica para o exercício da preceptoria, realizando suas atividades de forma intuitiva. Foram considerados como aspectos fundamentais para um bom ensino do residente: Complexidade do ato de ensinar; Importância da Supervisão; A prática em serviço como princípio da Residência Médica; Incentivo à busca ativa do conhecimento; Ética e Humanização é imprescindível; Avaliação e feedback para um bom ensino; Importância da integração dos conhecimentos; Capacidade de comunicação com o paciente é vital. Os principais cenários de ensino prático citados pelos preceptores foram as visitas à beira do leito e a prática ambulatorial, enquanto que os cenários de ensino teórico foram representados pelas discussões de casos clínicos e reuniões científicas. Conclusão: O trabalho mostra a importância de se investir na capacitação pedagógica para o exercício da preceptoria, afim de adequar melhor o processo de ensino dos residentes às necessidades atuais da formação médica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.