Visão de Preceptores sobre o Processo de Ensino - Aprendizagem de Residentes de Clínica Médica

Auteurs-es

  • José Anderson da Silva Cruz
  • Lucy Vieira da Silva Lima

DOI :

https://doi.org/10.28998/rpss.v2i3.4130

Résumé

Objetivo: Conhecer a visão dos preceptores sobre o processo de ensino – aprendizagem de residentes de clínica médica. Método: Trata-se de um estudo de abordagem descritiva e exploratória, natureza qualitativa, realizada no primeiro semestre de 2016. A amostra foi de 13 preceptores envolvidos diretamente na formação de residentes de clínica médica de 2 hospitais de ensino, vinculados ao Sistema único de Saúde. Para análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam de forma marcante, que os preceptores não possuem formação pedagógica para o exercício da preceptoria, realizando suas atividades de forma intuitiva. Foram considerados como aspectos fundamentais para um bom ensino do residente: Complexidade do ato de ensinar; Importância da Supervisão; A prática em serviço como princípio da Residência Médica; Incentivo à busca ativa do conhecimento; Ética e Humanização é imprescindível; Avaliação e feedback para um bom ensino; Importância da integração dos conhecimentos; Capacidade de comunicação com o paciente é vital. Os principais cenários de ensino prático citados pelos preceptores foram as visitas à beira do leito e a prática ambulatorial, enquanto que os cenários de ensino teórico foram representados pelas discussões de casos clínicos e reuniões científicas. Conclusão: O trabalho mostra a importância de se investir na capacitação pedagógica para o exercício da preceptoria, afim de adequar melhor o processo de ensino dos residentes às necessidades atuais da formação médica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-20

Comment citer

da Silva Cruz, J. A., & da Silva Lima, L. V. (2018). Visão de Preceptores sobre o Processo de Ensino - Aprendizagem de Residentes de Clínica Médica. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 2(3), 533–548. https://doi.org/10.28998/rpss.v2i3.4130

Numéro

Rubrique

ARTIGO ORIGINAL