Assistência à Mulher no Pré-Natal, Parto e Nascimento: Contribuições da Rede Cegonha
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4241Resumo
Objetivo: Analisar na literatura, a assistência prestada à mulher no pré-natal, parto e nascimento após a implantação da Rede Cegonha. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2017, sendo realizada na base de dados eletrônica BVS, utilizando os descritores: gestante, Rede Cegonha, trabalho de parto e parto. Foram encontrados 120 artigos, publicados entre 2013 e 2016. Ao final, foram selecionados 9 artigos para a realização desta revisão integrativa. Resultados: A análise dos estudos mostrou que a captação das gestantes ocorre tardiamente; as gestantes não estão tendo acesso aos exames laboratoriais nos serviços de pré-natal de risco habitual e alto risco em tempo; conduta inapropriada de alguns profissionais; desrespeito aos direitos da mulher; vinculação da gestante ao local onde o parto será realizado encontra-se inexistente e presença do enfermeiro obstetra potencializa uma atenção humanizada. Conclusões: Esta revisão permitiu analisar as evidências científicas sobre a assistência prestada à mulher no pré-natal, parto e nascimento após a implantação da Rede Cegonha. Percebeu-se que essa nova estratégia de atenção apresenta alguns avanços significativos, porém precisa superar vários entraves para conseguir atingir seus objetivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.