Intervenção à Criança Hospitalizada e Ludoterapia: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7358Resumo
Introdução: A hospitalização modifica completamente o cotidiano de uma criança, permitindo o surgimento de transtornos que podem perdurar por muito tempo após a alta. O lúdico, apresentado das mais variadas formas, pode ser de grande auxílio na rotina hospitalar, pois, para a criança hospitalizada, brincar faz com que vínculos sejam formados, fortalecidos e traz uma percepção diferente do ambiente, promovendo uma maior colaboração aos tratamentos aos quais é submetida. Objetivo: Analisar na literatura a contribuição da ludoterapia como método de intervenção no processo saúde-doença da criança hospitalizada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2017, sendo realizada nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Base de Dados de Enfermagem. Resultados: Foram encontrados 200 artigos, publicados entre 2013 e 2016. Ao final, 15 artigos foram selecionados para realização desta revisão integrativa. Tais estudos abordaram os benefícios que atividades lúdicas como desenhos, músicas, brinquedos e interações com Palhaços Doutores, trazem para a criança no âmbito hospitalar. Conclusão: A ludoterapia traz benefícios relevantes para a criança hospitalizada, ajudando-a na melhora do seu bem-estar e na estadia no ambiente hospitalar, além de facilitar o entendimento do seu estado de saúde e de trazer benefícios na comunicação com sua família e com equipe de profissionais envolvida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.