Intervenção à Criança Hospitalizada e Ludoterapia: Revisão Integrativa

Autores

  • Hyago Viana Alencar Mota UNCISAL
  • Maria Rosa da Silva UNCISAL
  • Claudio José dos Santos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7358

Resumo

Introdução: A hospitalização modifica completamente o cotidiano de uma criança, permitindo o surgimento de transtornos que podem perdurar por muito tempo após a alta. O lúdico, apresentado das mais variadas formas, pode ser de grande auxílio na rotina hospitalar, pois, para a criança hospitalizada, brincar faz com que vínculos sejam formados, fortalecidos e traz uma percepção diferente do ambiente, promovendo uma maior colaboração aos tratamentos aos quais é submetida. Objetivo: Analisar na literatura a contribuição da ludoterapia como método de intervenção no processo saúde-doença da criança hospitalizada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2017, sendo realizada nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Base de Dados de Enfermagem. Resultados: Foram encontrados 200 artigos, publicados entre 2013 e 2016. Ao final, 15 artigos foram selecionados para realização desta revisão integrativa. Tais estudos abordaram os benefícios que atividades lúdicas como desenhos, músicas, brinquedos e interações com Palhaços Doutores, trazem para a criança no âmbito hospitalar. Conclusão: A ludoterapia traz benefícios relevantes para a criança hospitalizada, ajudando-a na melhora do seu bem-estar e na estadia no ambiente hospitalar, além de facilitar o entendimento do seu estado de saúde e de trazer benefícios na comunicação com sua família e com equipe de profissionais envolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hyago Viana Alencar Mota, UNCISAL

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2017). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia. Atualmente é Palhaço Doutor do Projeto de Extensão Sorriso de Plantão.

Maria Rosa da Silva, UNCISAL

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde. Docente do Núcleo Materno-Infantil e do Adolescente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Mota, H. V. A., Silva, M. R. da, & Santos Júnior, C. J. dos. (2019). Intervenção à Criança Hospitalizada e Ludoterapia: Revisão Integrativa. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(2), 1141–1151. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7358

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)