Vigilância Ambiental: Análise do Fornecimento de Água para Consumo Humano

Autores

  • Claudio José dos Santos Júnior UNCISAL
  • Jackson Pinto Silva IFAL
  • John Victor dos Santos Silva UNCISAL
  • Alenilza Bezerra Costa UNCISAL
  • Vânia Nascimento Tenório Silva IFAL
  • Tâmara Moraes Bastos IFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5824

Resumo

Objetivo: Analisar a situação da vigilância dos parâmetros de qualidade e potabilidade da água para consumo humano no estado de Alagoas, Brasil. Método: Trata-se de um estudo exploratório, cunho quantitativo. As informações referentes à caracterização das formas de abastecimento de água e das condições do monitoramento da qualidade da água para consumo humano em Alagoas foram obtidas a partir dos relatórios do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água. Os dados foram analisados por estatística descritiva e apresentados através gráficos, tabelas e mapas. A discussão ocorreu à luz da literatura e legislação especializada. Resultados: Observou-se que a maioria das residências em Alagoas é abastecida por fornecimento coletivo de água do tipo SAA, o quantitativo de abastecimentos por SAA sem tratamento no estado é superior ao da região Nordeste e três vezes maior que o cenário nacional. Foram verificados altos índices de Hepatite A, que chegam a superar a taxa de incidência brasileira para essa doença em 50%. O percentual de análises mínimas para os parâmetros Cloro Residual Livre, Coliformes Totais e Turbidez ficou abaixo do estabelecido pela legislação para período em estudo. Conclusão: Ficou evidente a necessidade de fortalecimento das ações do setor de saúde e dos responsáveis pelos sistemas de fornecimento no sentido de implantar as diretrizes em vigor e aperfeiçoar o monitoramento dos parâmetros de controle, a fim de tornar o recurso fornecido à população de Alagoas mais seguro e com qualidade suficiente para prevenção de agravos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio José dos Santos Júnior, UNCISAL

Acadêmico de Medicina da UNCISAL.

Jackson Pinto Silva, IFAL

Mestre e Especialista em Análises de Sistemas Ambientais. Graduado em Geografia. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFAL-Campus Maceió.

John Victor dos Santos Silva, UNCISAL

Acadêmico do curso de Enfermagem pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Monitor da disciplina Pesquisa em Saúde 3 (UNCISAL). Presidente da Liga Académica Interdisciplinar de Saúde Mental (LAISME-UNCISAL)

Alenilza Bezerra Costa, UNCISAL

Enfermeira. Professora dos curso de Medicina e Enfermagem.

Tâmara Moraes Bastos, IFAL

Mestre em Química e Biotecnologia. Doutora em Educação. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFAL.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Santos Júnior, C. J. dos, Silva, J. P., Silva, J. V. dos S., Costa, A. B., Silva, V. N. T., & Bastos, T. M. (2019). Vigilância Ambiental: Análise do Fornecimento de Água para Consumo Humano. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 3(3), 876–890. https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5824

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)