Vigilância Ambiental: Análise do Fornecimento de Água para Consumo Humano
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i3.5824Résumé
Objetivo: Analisar a situação da vigilância dos parâmetros de qualidade e potabilidade da água para consumo humano no estado de Alagoas, Brasil. Método: Trata-se de um estudo exploratório, cunho quantitativo. As informações referentes à caracterização das formas de abastecimento de água e das condições do monitoramento da qualidade da água para consumo humano em Alagoas foram obtidas a partir dos relatórios do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água. Os dados foram analisados por estatística descritiva e apresentados através gráficos, tabelas e mapas. A discussão ocorreu à luz da literatura e legislação especializada. Resultados: Observou-se que a maioria das residências em Alagoas é abastecida por fornecimento coletivo de água do tipo SAA, o quantitativo de abastecimentos por SAA sem tratamento no estado é superior ao da região Nordeste e três vezes maior que o cenário nacional. Foram verificados altos índices de Hepatite A, que chegam a superar a taxa de incidência brasileira para essa doença em 50%. O percentual de análises mínimas para os parâmetros Cloro Residual Livre, Coliformes Totais e Turbidez ficou abaixo do estabelecido pela legislação para período em estudo. Conclusão: Ficou evidente a necessidade de fortalecimento das ações do setor de saúde e dos responsáveis pelos sistemas de fornecimento no sentido de implantar as diretrizes em vigor e aperfeiçoar o monitoramento dos parâmetros de controle, a fim de tornar o recurso fornecido à população de Alagoas mais seguro e com qualidade suficiente para prevenção de agravos diversos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.