Intervenção à Criança Hospitalizada e Ludoterapia: Revisão Integrativa

Autores/as

  • Hyago Viana Alencar Mota UNCISAL
  • Maria Rosa da Silva UNCISAL
  • Claudio José dos Santos Júnior

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7358

Resumen

Introdução: A hospitalização modifica completamente o cotidiano de uma criança, permitindo o surgimento de transtornos que podem perdurar por muito tempo após a alta. O lúdico, apresentado das mais variadas formas, pode ser de grande auxílio na rotina hospitalar, pois, para a criança hospitalizada, brincar faz com que vínculos sejam formados, fortalecidos e traz uma percepção diferente do ambiente, promovendo uma maior colaboração aos tratamentos aos quais é submetida. Objetivo: Analisar na literatura a contribuição da ludoterapia como método de intervenção no processo saúde-doença da criança hospitalizada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2017, sendo realizada nas bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e Base de Dados de Enfermagem. Resultados: Foram encontrados 200 artigos, publicados entre 2013 e 2016. Ao final, 15 artigos foram selecionados para realização desta revisão integrativa. Tais estudos abordaram os benefícios que atividades lúdicas como desenhos, músicas, brinquedos e interações com Palhaços Doutores, trazem para a criança no âmbito hospitalar. Conclusão: A ludoterapia traz benefícios relevantes para a criança hospitalizada, ajudando-a na melhora do seu bem-estar e na estadia no ambiente hospitalar, além de facilitar o entendimento do seu estado de saúde e de trazer benefícios na comunicação com sua família e com equipe de profissionais envolvida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hyago Viana Alencar Mota, UNCISAL

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2017). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia. Atualmente é Palhaço Doutor do Projeto de Extensão Sorriso de Plantão.

Maria Rosa da Silva, UNCISAL

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde. Docente do Núcleo Materno-Infantil e do Adolescente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL.

Publicado

2019-09-02

Cómo citar

Mota, H. V. A., Silva, M. R. da, & Santos Júnior, C. J. dos. (2019). Intervenção à Criança Hospitalizada e Ludoterapia: Revisão Integrativa. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(2), 1141–1151. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7358

Número

Sección

ARTIGO DE REVISÃO

Artículos más leídos del mismo autor/a