Atenção Primária à Saúde-Oftalmologia: Percepção Discente Sobre Competências na Formação Médica

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DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v3i2.4304

Resumo

A pesquisa avaliou competências e percepções dos discentes de medicina de uma universidade pública, quanto à sua formação em oftalmologia na atenção primária à saúde. Utilizou-se o estudo de caso do tipo explicativo, com abordagem hipotético-dedutiva e amostra não probabilística intencional. Os dados foram coletados pelo ObjectiveStructuredClinicalExamination (OSCE) e entrevista com perguntas abertas, relacionadas ao tema. Os dados do OSCE foram organizados em planilhas do Excel e tratados com StatisticalPackage for the Social Sciences e as falas foram exploradas pautando-se na análise temática. Os resultados apontaram que, apesar de os discentes apresentarem formação em oftalmologia na atenção primária, ela não é advinda exclusivamente da disciplina de oftalmologia, mas também de outros recursos pedagógicos presentes, tanto no currículo formal, quanto no informal. Embora os discentes encontrem-se aptos para a assistência em oftalmologia na APS, foram identificadas fragilidades em habilidades de comunicação e de prescrição medicamentosa.

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Biografia do Autor

Carmem Lúcia Carneiro Leão De Biase, UFAL

Médica Oftalmologista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes HUPAA/UFAL

 

Mestre no MPES

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Publicado

2018-10-12

Como Citar

De Biase, C. L. C. L. (2018). Atenção Primária à Saúde-Oftalmologia: Percepção Discente Sobre Competências na Formação Médica. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 3(2), 750–766. https://doi.org/10.28998/rpss.v3i2.4304

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL