Atenção Primária à Saúde-Oftalmologia: Percepção Discente Sobre Competências na Formação Médica
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i2.4304Abstract
A pesquisa avaliou competências e percepções dos discentes de medicina de uma universidade pública, quanto à sua formação em oftalmologia na atenção primária à saúde. Utilizou-se o estudo de caso do tipo explicativo, com abordagem hipotético-dedutiva e amostra não probabilística intencional. Os dados foram coletados pelo ObjectiveStructuredClinicalExamination (OSCE) e entrevista com perguntas abertas, relacionadas ao tema. Os dados do OSCE foram organizados em planilhas do Excel e tratados com StatisticalPackage for the Social Sciences e as falas foram exploradas pautando-se na análise temática. Os resultados apontaram que, apesar de os discentes apresentarem formação em oftalmologia na atenção primária, ela não é advinda exclusivamente da disciplina de oftalmologia, mas também de outros recursos pedagógicos presentes, tanto no currículo formal, quanto no informal. Embora os discentes encontrem-se aptos para a assistência em oftalmologia na APS, foram identificadas fragilidades em habilidades de comunicação e de prescrição medicamentosa.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.