Alergias Alimentares e Não Alimentares Entre Pacientes Assistidos em Ambulatório de Alergia e Imunologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v3i2.5324Resumo
Objetivo: avaliar o perfil dos pacientes registrados no ambulatório de Alergia e Imunologia do Hospital Universitário de AL. Métodos: foi realizado um estudo transversal analítico com dados secundários, através da análise do livro de registro de diagnósticos do ambulatório de Alergia e Imunologia do Hospital Universitário AL, de pacientes atendidos entre outubro de 2016 e setembro de 2017. O banco de dados foi montado no programa Microsoft Excel 2017 e analisado pelo programa EpiInfo 7.2.2.6, para a análise estatística foi aplicado o teste de Quiquadrado no nível de confiança de 95%, para a análise da relação entre idade e alergia, os pacientes foram separados em 3 faixas etárias, de zero a menos de 10 anos, de 10 a 18 anos e maiores de 18 anos.. Resultados: dos 205 pacientes registrados que foram incluídos na amostra, 95 (46,34%) eram do sexo feminino. A idade média foi de 16,5 anos, com desvio padrão de 17,3. A alergia alimentar foi a mais prevalente, encontrada em 98 (47,8%) indivíduos, sendo a proteína do leite de vaca o principal desencadeante. Foi encontrada significância estatística na associação entre alergia e faixa etária, tendo-se maior prevalência de alergia na faixa etária entre 0 a 10 anos. As reações a fármacos foram a segunda causa mais prevalente, obtendo um total de 81 (39,5%) pacientes, composta principalmente pelos anti-inflamatórios não esteroidais. As imunodeficiências primárias foram identificadas em 11 (5,4%) da amostra. Conclusão: O perfil dos pacientes registrados no ambulatório de alergia e imunologia é semelhante com os descritos da literatura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.