Epidemiological profile, temporal trend and spatial analysis of the mortality of traumatized pedestrians in land transport collision in Alagoas, Brazil, 2007-2016
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02207012Resumo
Introdução: Os pedestres, juntamente com os ciclistas e motociclistas, constituem o grupo mais vulnerável aos acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico, a tendência e a distribuição geográfica da mortalidade de pedestres em acidentes de transporte terrestre em Alagoas, Brasil, 2007-2016. Métodos: Estudo ecológico incluindo todas as mortes de pedestres em acidentes de transporte em Alagoas, Brasil, 2007-2016 (código V00 a V09 da classificação internacional de doenças). Foram analisadas variáveis sociodemográficas e as taxas de mortalidade por sexo. Para análise estatística, foi utilizado o modelo de regressão do ponto de inflexão, o modelo bayesiano empírico local e a estatística de varredura espacial. Resultados: No período, foram 1135 óbitos de pedestres, destacando-se: sexo masculino (76,38%), idade > 50 anos (36,92%) e raça parda (82,47%). A taxa de mortalidade específica na população geral diminuiu de 7,56/100.000 em 2007 para 1,13/100.000 em 2016 (APC -17,6%, IC95% -21,3 a -13,2, p <0,001). Na população masculina, a taxa passou de 12,15 para 1,77/100.000 (APC -18,0%, IC95% 21,8 a 13,9, p <0,001). Por outro lado, na população feminina, a tendência de queda ocorreu apenas a partir de 2013 (APC -30,4%, IC95% -48,2 a -6,4, p<0,001), cuja taxa de mortalidade atingiu 0,55/100.000 em 2016. Um cluster espacial foi identificado envolvendo 40 municípios (RR 14,73; p<0,001). Esses municípios registraram 506 óbitos, o que correspondeu a 44,58% de todos os registros estaduais no período. Conclusões: A mortalidade de pedestres ainda é um importante problema de saúde pública em Alagoas, com ênfase na mortalidade masculina e na concentração geográfica na parte central do estado.
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