Informação para a tomada de decisão: um modelo conceitual para a gestão em saúde
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409002espResumo
A tomada de decisão faz parte do cotidiano humano. É, portanto, inerente à própria existência. Essas escolhas que fazemos diariamente estão, de modo geral, alicerçadas em um conjunto de evidências. Se, ao acordar, notamos que há previsão de chuva, devemos nos precaver – escolher a roupa mais adequada, levar um guarda-chuva ou mesmo escolher o melhor horário e/ou trajeto para chegar ao trabalho. Na gestão em saúde, embora as decisões resultem em impacto coletivo, diferentemente da maioria das nossas escolhas individuais, as decisões também são parte do cotidiano e, em razão da extensão dos impactos, devem ser tomadas com base em um robusto conjunto de evidências. É essa a questão a ser debatida neste ensaio: o percurso que um “dado” leva até ser utilizado para a tomada de decisão. Não é nosso interesse exaurir o tema, mas apresentar uma breve síntese desse processo. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Conhecimento; Tomada de Decisão; Gestão em Saúde; Gestão da Informação em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.