Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.6745Resumo
Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior, por meio dos discursos dos discentes deficientes. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, e PubMed, entre os anos 2014 a 2018, utilizando-se os descritores controlados Inclusão and Deficiência and Ensino Superior; Inclusão and Ensino Superior; Deficiência and Ensino Superior. A amostra final foi constituída por 07 artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Os artigos foram analisados de acordo com os eixos: inserção e permanência. Os resultados demonstraram que o discente com deficiência ainda sente que as barreiras arquitetônicas e humanas são desfavoráveis à sua inclusão no Ensino Superior, tanto no ingresso quanto na permanência. Nesta perspectiva, os próprios discentes sugerem mais divulgação e disseminação de aspectos legais sobre a inclusão, respeito e promoção de capacitação para os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.
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