Estado Nutricional em Idosos com Doenças Crônicas não Transmissíveis
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2381Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o estado nutricional de idosos portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) de um centro de referência no tratamento de idosos. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e transversal. Compôs a amostra 50 indivíduos, de ambos os sexos, faixa etária acima de 60 anos, selecionados de forma aleatória todos idosos atendidos em um centro de referência em idosos na cidade de Montes Claros – MG. Para a coleta de dados das Doenças Crônicas Não Transmissíveis foi utilizado um questionário baseado no Standard Health Questionare (SHQ) e adaptado, já para avaliação do estado nutricional foi utilizado o protocolo de Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência da Cintura (CC). Resultados: Os resultados demonstraram que a maioria dos avaliados (82%) apresentaram hipertensão arterial, associada a outra doença ou não, 70% eram do sexo feminino, sendo que grande parte dos participantes apresentaram estados nutricionais inadequados (34%) sobrepeso e (28%) baixo peso. Em relação a CC, 68% apresentaram valores acima do recomendado, indicando maior risco de doenças cardiovasculares. Conclusão: Conclui-se, portanto que os idosos com estados nutricionais inadequados são mais propícios a desenvolver doenças crônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.