A PALHAÇOTERAPIA NA FORMAÇÃO MÉDICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i1.7317Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de um acadêmico de medicina na atuação como palhaço doutor em um hospital infantil, destacando a importância e a contribuição da palhaçoterapia na formação médica. Metodologia: Trata-se do relato de experiência de um acadêmico de medicina, membro do projeto de palhaços doutores, Sorriso de Plantão, com visitas semanais a um hospital infantil. Resultados: A introdução do estudante de medicina à arte do palhaço proporciona uma abordagem prática dos conceitos de humanização e de integralidade do cuidado que, associados ao contexto de hospitalização infantil e à terapia do riso, destoam da abordagem biomédica e hospitalocêntrica ainda presente nos profissionais de saúde. Conclusão: Verifica-se que a inserção do estudante de medicina na arte da palhaçaria, durante a formação acadêmica, proporciona a quebra de paradigmas e de preconceitos difundidos por profissionais com escopo biomédico, redefinindo o conceito de cuidado.
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