Clínica Ampliada: Conhecimento de Alunos de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7401

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento sobre Clínica Ampliada dos alunos de medicina, ao final do estágio rural.  Método: Trata-se de um estudo qualitativo, com 25 alunos do curso de medicina. Foi aplicado um questionário com quatro perguntas abertas sobre:  conhecimento, vivência, características e inserção da clínica ampliada no internato e na atenção básica, ao final do estágio rural. A análise dos dados foi embasada na teoria de análise de conteúdo temática de Bardin. Resultados: Verifica-se que os alunos apreenderam o conhecimento sobre Clínica Ampliada, o que proporciona uma visão ampliada do cuidado ao paciente. Conclusão: A temática de Clínica Ampliada vem sendo trabalhada durante o curso de medicina, atendendo uma das proposições contida nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Monte Mello Taveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1980), doutoranda do Programa de Ciências da Saúde do ICBS/UFAL,mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2014),especializações: Clínica Médica,Saúde Pública,Administração em Serviços de Saúde,Medicina do Trabalho,Administração Hospitalar,Auditoria em Serviços de Saúde,Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas, membro - Câmara Técnica do SUS-CRM,auditora da Secretaria Municipal de Saúde-Arapiraca, membro da equipe de editoração da Revista Portal: Saúde e Sociedade (NUSP/FAMED/UFAL). Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde e atenção primária.

Geovana Santos Martins Neiva, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Docência do Ensino Superior e em Administração Hospitalar. Mestrado em Nutrição Humana, na área de Epidemiologia dos agravos nutricionais pela Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas.

Rosana Quintella Brandão Vilela, Universidade Federal de Alagoas

Nascida em Maceió-AL, no dia 19 de março de 1954. É casada com José Ivo Bulhões e mãe de Camila e Daniel. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1977), especialização em Hematologia Clínica e em Educação Médica, fellow do Programa FAIMERBRASIL (2007), mestrado e doutorado em Medicina, pelo programa de Hematologia da UNIFESP e pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP (2016). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, aposentada, atuando como voluntária na pesquisa e pós-graduação da Faculdade de Medicina (FAMED) relacionadas ao binômia saúde e ensino. Participa como líder no Grupo de Estudo sobre Educação em Ciências da Saúde, com pesquisas voltadas para o ensino na saúde, e no Grupo de Estudo em Saúde da População de Baixa renda do Estado de Alagoas com pesquisas, principalmente, sobre doença falciforme. No que se refere à gestão acadêmica, ocupou cargos de chefia de departamento de Clínica Médica, diretora de ensino do HUPAA/UFAL, coordenação do Curso de Medicina, diretora da FAMED/UFAL e coordenação do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.

Pedro Braz de Lucena Neto, Universidade Federal de Alagoas

Graduando (Décimo primeiro período) em Medicina na Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL). Foi bolsista do programa Ciências sem Fronteiras, com graduação sanduíche na University of Toronto, Canadá, exercendo estágio (internship - summer placement) no laboratório de neurobiologia do Centre for Addiction and Mental Health - Toronto, Canadá, em modelos pré-clínicos de esquizofrenia. Participou do programa Jovens Talentos para a Ciência, desenvolvendo pesquisa na área de fisiologia cardiorrespiratória do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, ICBS-UFAL. Atuou como membro editor da seção de História da Medicina da revista NeuroGenesis (2015-2016), membro do Centro Acadêmico Sebastião da Hora (FAMED/UFAL), e como monitor das disciplinas de Semiologia Psiquiátrica (PREARPE) e de Saúde e Sociedade (FAMED/UFAL). Exerceu o cargo de presidente da Liga Alagoana de Neurologia e Neurocirurgia - LANNc (2016/2017) e atuou como membro do Projeto Sorriso de Plantão (2017/2018).

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Monte Mello Taveira, M. das G., Santos Martins Neiva, G., Quintella Brandão Vilela, R., & Braz de Lucena Neto, P. (2019). Clínica Ampliada: Conhecimento de Alunos de Medicina. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(2), 1086–1095. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.7401

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)