PRÓ-SAÚDE, PET-SAÚDE E A FORMAÇÃO DOCENTE – REVISÃO DIALÓGICA DA LITERATURA
Resumo
A implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) demandou que a formação profissional fosse articulada com seus princípios e com as necessidades de saúde da população. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, fruto da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, possibilitou a criação de programas como o Pró-Saúde, PET-Saúde, e recentemente, o PET-Saúde/GraduaSUS. Esta pesquisa se propõe a investigar as práticas docentes e a formação profissional no Pró-Saúde e PET-Saúde por meio de revisão de literatura dialógica. O referencial teórico-metodológico é o das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos. A análise dos repertórios linguísticos deu origem a três temas-foco: ensino-serviço, Pró-Saúde e Pet-Saúde e desafios. No primeiro tema-foco, ensino-serviço, os repertórios identificados tratam das caracterizações e concepções de ensino-serviço, sendo elas: potência, processo em construção e metodologia. Conclui-se que integrar ensino e serviço possibilita mudanças significativas nos modos de aprender e ensinar. No segundo tema-foco, os programas Pró e PET-Saúde são caracterizados enquanto programas indutores de mudanças na formação profissional. Por fim, o terceiro tema-foco refere-se aos desafios encontrados nas experiências relatadas nos documentos.Conclui-se que as iniciativas para as modificações formativas são cíclicas, processuais e em constante construção, fortalecendo e sendo fortalecidas pelas implicações e protagonismo dos/as atores/atrizes envolvidos/as. Entretanto, há pouca discussão nos documentos identificados sobre a formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.