Inte(g)ração Ensino-Serviço e o Fortalecimento do SUS na Primeira Década do Século XXI

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DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2572

Resumo

Objetivos: Apresentar o estado da arte e os diálogos tecidos sobre a temática integração ensino-serviço em saúde. Procura também contextualizar a integração entre os Ministérios da Saúde e da Educação no sentido de articular políticas e ações voltadas para a formação e educação permanente da força de trabalho em saúde em consonância aos preceitos e necessidades do SUS. Método: Foi realizada revisão de literatura do tipo narrativa utilizando-se artigos disponíveis na BVS, Lilacs e Scielo, segundo os critérios: a) pertencerem ao período compreendido entre janeiro de 2000 a março de 2011; b) serem artigos que relatassem reflexões, experiências ou pesquisas em cenários nacionais de ensino e/ou serviços de saúde. Os artigos foram examinados segundo os preceitos da análise de discurso. Resultados: Seis temas centrais emergiram e levantaram questões sobre o desenvolvimento do SUS. O primeiro apresentou a questão de assentos ocupados pela academia nesta integração; a segunda dirigida à análise da integração ensino-serviço, destacando a importância da coordenação destes para o desenvolvimento da educação em saúde; O terceiro tema focado no trabalho em saúde e suas interfaces com a formação e educação continuada. Os destaques foram as discussões em torno da precarização do trabalho. Conclusão: Os seis temas principais tomadas em categorias para a sistematização da análise estão interligados. Assim, não se tem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim para destacar algumas questões para enriquecer o debate sobre a integração ensino-serviço na área da saúde.

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Biografia do Autor

Cristina Camelo de Azevedo, Universidade Federal de Alagoas

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

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Publicado

2016-09-23

Como Citar

de Azevedo, C. C., Hennington, Élida A., & Bernardes, J. de S. (2016). Inte(g)ração Ensino-Serviço e o Fortalecimento do SUS na Primeira Década do Século XXI. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 1(2), 84–103. https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2572

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ARTIGO ORIGINAL

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