Inte(g)ração Ensino-Serviço e o Fortalecimento do SUS na Primeira Década do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2572Resumo
Objetivos: Apresentar o estado da arte e os diálogos tecidos sobre a temática integração ensino-serviço em saúde. Procura também contextualizar a integração entre os Ministérios da Saúde e da Educação no sentido de articular políticas e ações voltadas para a formação e educação permanente da força de trabalho em saúde em consonância aos preceitos e necessidades do SUS. Método: Foi realizada revisão de literatura do tipo narrativa utilizando-se artigos disponíveis na BVS, Lilacs e Scielo, segundo os critérios: a) pertencerem ao período compreendido entre janeiro de 2000 a março de 2011; b) serem artigos que relatassem reflexões, experiências ou pesquisas em cenários nacionais de ensino e/ou serviços de saúde. Os artigos foram examinados segundo os preceitos da análise de discurso. Resultados: Seis temas centrais emergiram e levantaram questões sobre o desenvolvimento do SUS. O primeiro apresentou a questão de assentos ocupados pela academia nesta integração; a segunda dirigida à análise da integração ensino-serviço, destacando a importância da coordenação destes para o desenvolvimento da educação em saúde; O terceiro tema focado no trabalho em saúde e suas interfaces com a formação e educação continuada. Os destaques foram as discussões em torno da precarização do trabalho. Conclusão: Os seis temas principais tomadas em categorias para a sistematização da análise estão interligados. Assim, não se tem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim para destacar algumas questões para enriquecer o debate sobre a integração ensino-serviço na área da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.