PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS SOBRE A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i1.9174Resumo
Objetivo: Compreender a percepção dos enfermeiros bem como as dificuldades e facilidades a respeito da educação em saúde como forma de promoção à saúde. Método: Estudo exploratório, explicativo com abordagem qualitativa, realizado nas unidades do 8º distrito sanitário na cidade de Maceió – AL, com uma amostra de 8 profissionais enfermeiros. Para análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin com enfoque análise temática. Resultados: Surgiram quatro categorias, na primeira os profissionais relataram que a prática de educação em saúde é importante para redução de danos. Na segunda categoria foram identificadas as dificuldades para a realização, já na terceira categoria foram elencadas as facilidades para execução e a última categoria mostrou como estão sendo efetivadas as atividades, que na sua maioria é feito de forma individualizada. Conclusão: Os enfermeiros dos serviços de saúde conhecem e entendem a importância e a necessidade da realização de uma educação em saúde, para divulgar as práticas preventivas para diminuir danos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.