A contribuição do estágio supervisonado de enfermagem para a melhoria do cuidado

Authors

  • Valéria Antônia Pereira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106017

Abstract

Analisar a percepção dos enfermeiros do setor de emergência quanto à relevância do estágio supervisionado como qualificador da assistência. Pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem de análise de conteúdo, cujas respostas ao questionamento sobre o tema foram submetidas a uma análise temática. A a análise dos discursos, emergiram duas categorias de relevância do estágio supervisionado como qualificador da assistência: a primeira envolveu os benefícios para o paciente, e a segunda tratou do estágio como espaço privilegiado de preparo profissional para o estudante e para o preceptor do serviço. O campo de estágio configura-se em local privilegiado para discentes e preceptores vivenciarem o diálogo entre academia, universidade, escola técnica e o mundo do trabalho. Porém, é preciso refletir sobre o modo como todo esse conhecimento qualifica de forma efetiva a assistência prestada ao paciente.
Descritores: Estágio; Serviço Hospitalar de Emergência; Educação em Enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valéria Antônia Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando Ensino na Saúde FAMED

References

REFERENCIAS:

Pereira GS, Santos JA, Fonseca LJ et al. Estágio curricular em enfermagem na unidade de saúde da família baiana: relato de experiência .Rev enferm UFPE on line, Recife, 10(5):1877-83, maio., 2016 . [cited 2020 Oct 15]. Available from: www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/.../1503

Pereira JG. Articulação ensino-serviço para a construção do modelo da vigilância da saúde: em foco o Distrito do Butantã [dissertação]. São Paulo, 2007.

Burgatti J C. A contribuição do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduados em enfermagem [dissertação]. São Paulo, 2012. . [cited 2018 Oct 10]. Available from: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/sms-11122.

Duncan P. Critical perspectives on health. Oxford: Palgrave Macmillan, 2007

Marran AL, Lima PG, Bagnatto MHS.As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Trab. educ.saúde vol.13 no.1 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2015 Epub Dec 12, 2014. [cited 2017 Oct 10]. Available from:http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00025.

Silva KL,Sena RR. A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado. Rev Bras Enferm 2006 jul ago; 59(4): 488-91. [cited 2017 Oct 10] Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v59n4/a03v59n4.pdf.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Malheiros B T. Metodologia da pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Silva DG, Freiberger MF, Silva JL, Vale JS, Gonlçalves JCR,. O marco de Wanda Aguiar Horta para o processo de enfermagem no Brasil. Revista Cientifica da Faculdade de Educação e meio Ambiente ,[S.I.],v. 2, n. 1-Sup, p. 56-59, 2011. [cited 2020 o Nov 07]. Available from: http:/www.faema.edu.br/revistas/index.php/Revista-FAEMA/article/view/68. [cited 2020 o Nov 07].

Melo LP. Enfermagem como uma ciência humana centrada no cuidado. REME – Rev Min Enferm. 2016 . [cited 2020 o Nov 07]. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-907923

Fernandes JD ,Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm. 2019;66(esp):95-101. [cited 2020 o Nov 07]. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea13.pdf

Esteves LSF, Cunha ICKO, Bohomol E, Santos MR. Clinical supervision and preceptorship/tutorship: contributions to the Supervised Curricular Internship in Nursing Education. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1730-5 [cited 2018 oct 10]. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672019000601730&script=sci_arttext

Vasconcelos ACF, Stedefeldt E, Frutuoso MFP. An experience of teaching-service integration and change of professional practices: healthcare professionals speak out. Interface (Botucatu). 2016; 20(56):147-58.

Published

2021-07-22

How to Cite

Pereira, V. A. (2021). A contribuição do estágio supervisonado de enfermagem para a melhoria do cuidado. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106017. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106017