Condições de Pré-Natal de Gestantes Usuárias de Drogas Lícitas que Pariram em Maternidade de Referência em Maceió, 2013-2014
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2366Abstract
O artigo descreve as condições de pré-natal de gestantes que confirmaram uso de drogas lícitas que pariram em maternidade de referência da cidade de Maceió, AL. Os dados foram coletados a partir dos prontuários e cartão da gestante e através de entrevista com as parturientes, mediante aprovação com TCLE. Não havendo conflito de interesse no presente estudo. Das puérperas estudas, 90% realizaram pré-natal e 52% tiveram um mínimo de 6 consultas durante a gestação; 83,3% fizeram pelo menos um exame de imagem (USG), 66,6% não realizaram teste para HIV e 63,3% não realizaram o VDRL. Todas as pacientes confirmaram uso de drogas lícitas, sendo que 46,7% só usaram álcool, 20% só usaram cigarro e 33,3% fumaram e beberam durante a gravidez. Dentro desse contexto, conclui-se ser necessário uma ampla reestruturação no pré-natal e implementação do que de fato é preconizado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.