Projeto Terapêutico Singular como Abordagem Multiprofissional no Hospital
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3018Abstract
Objetivo: descrever a abordagem multiprofissional por meio do desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular num contexto hospitalar. Método: Foi apresentado um relato de experiência de profissionais residentes de diversas áreas sobre o processo de construção do Projeto Terapêutico Singular. A análise da experiência foi fundamentada nos conceitos de Wenger e Schön, sobre comunidades de prática e ação reflexiva, respectivamente, bem como na discussão dos temas levantados sobre clínica ampliada e abordagem multiprofissional. Resultados: O Projeto Terapêutico Singular pode favorecer a interação das áreas e a negociação de novos significados na atuação profissional. Trata-se de um possível instrumento de organização do trabalho visando à assistência integral do sujeito e à modelação de uma ética multiprofissional na medida em que sua prática é refletida e revisada. No entanto, ainda são muitos os desafios. Faz-se necessário ampliar as possibilidades de interação com outros profissionais não residentes na construção do Projeto Terapêutico Singular, garantir a articulação com a rede de assistência e o acompanhamento do usuário após a alta hospitalar. Conclusão: O Projeto Terapêutico Singular pode fortalecer a abordagem multiprofissional, possibilitando humanizar as práticas em saúde e tendo como base a figura do usuário sob uma dimensão biopsicossocial. Espera-se que esse relato contribua com o trabalho de outras equipes de saúde e fomente debates, discussões e aprimoramentos das políticas de humanização.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.