Diagnósticos de Enfermagem Identificados em Idosos Atendidos em um Serviço de Radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.4503Abstract
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo identificar os diagnósticos de enfermagem apresentados por pacientes idosos submetidos à radioterapia. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A coleta de dados ocorreu por meio do levantamento de dados secundários provenientes dos registros de enfermagem presentes no prontuário eletrônico do sistema MV/PEP/HUPAA. A amostra foi restrita a informações relativas à consulta de enfermagem a pacientes idosos em tratamento radioterápico, sendo selecionados 22 prontuários. Resultados: Identificou-se 123 diagnósticos de enfermagem, onde 100% dos idosos apresentaram o diagnóstico de risco de integridade da pele prejudicada. Conclusão: O estudo oportunizou compreender a relevância do processo de enfermagem e evidenciou que o uso dos diagnósticos de enfermagem pode propiciar a autonomia do enfermeiro.
Descritores: Processo de Enfermagem; Idoso; Oncologia; Radioterapia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.