Telecuidado na Pandemia de Coronavírus: Promovendo a Alfabetização em Saúde de Idosos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.11183

Resumen

RESUMO

Objetivo: descrever a experiência de estudantes e docente do Curso de Enfermagem na condução da ação de extensão Telecuidado, realizada com idosos usuários de uma unidade básica de saúde durante a pandemia de coronavírus. Método: trata-se de um relato de experiência das estudantes e docente sobre a experiência de realizar ligações telefônicas e produção de material educativo para idosos de uma unidade básica de saúde no período de 16 semanas, mediante um roteiro estruturado que visava o desenvolvimento das habilidades de alfabetização em saúde dos idosos. Resultados: as ações do Telecuidado estimularam as estudantes a atuar com ênfase no âmbito social, cultural e científico, utilizando tecnologias leves para promoção da saúde e do desenvolvimento de habilidades dos idosos, a fim de que os mesmos se tornassem multiplicadores de informações e transformadores da realidade social. Os 36 idosos atendidos obtiveram uma rede de apoio e compartilhamento de informações em saúde, além das ligações contribuírem para redução da circulação dos idosos na unidade de saúde, evitando aglomerações e minimizando o risco de exposição à doença. Conclusão: a experiência proporcionou o desenvolvimento de habilidades de alfabetização em saúde dos idosos e aprimorou a assistência de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Lúcio Miranda da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Magda Vitória Nunes da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Erika Maria Barbosa Nunes, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Aylla Rafaella Quintela Marcolino, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Thayná Brenna de Lima Lopes, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Andreivna Kharenine Serbim, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca (AL), Brasil. 

Citas

REFERÊNCIAS

Begoray DL, Kwan B. A Canadian exploratory study to define a measure of health literacy. Health promot. Internation. Oxford, v. 27, n. 1, p. 23–32, 2012. DOI: 10.1093/heapro/dar015

Cutilli CC. Health literacy in geriatric patients: An integrative review of the literature. Orthop. Rev. United States, v. 26, n. 1, p. 43–8, 2007. DOI: 10.1097/00006416-200701000-00014

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Q&A on coronaviruses. [cited 2020 Sept 11]. Availabre from: https://www.who.int/news-room/ q-a-detail/q-a-coronaviruses

Zarocostas J. How to fight an infodemic. Lancet, United Kingdom, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30461-X

Paakkari L, Okan O. COVID-19: health literacy is an underestimated problem. Lancet Public Health, United Kingdom, 2020. DOI: 10.1016/S2468-2667(20)30086-4

Sorensen K, Pelikan JM, Rothlin F, Ganahl K, Slonska Z, Doyle G, et al. Health literacy in Europe: comparative results of the European health literacy survey (HLS-EU). Eur. j. public health. England, v. 25, n.6, p. 1053-8, 2015. DOI: 10.1093/eurpub/ckv043

Gazmararian JA, Baker DW, Williams MV, Parker RM, Scott TL, Green DC, et al. Health literacy among Medicare enrollees in a managed care organization. J. am. med. assoc., Chicago, v. 281, n. 6, p. 545-51, 1999. DOI: 10.1001/jama.281.6.545

Speros CI. More than words: Promoting health literacy in older adults. Online J. Issues Nurs. United States, v. 14, n. 3, 2009. DOI: 10.3912 / OJIN.Vol14No03Man05

Lambert M, Luke J, Downey B, Crengle S, Kelaher M, Reid S, et al. Health literacy: health professionals’ understandings and their perceptions of barriers that Indigenous patients encounter. BMC health serv. res. London, v. 14, p. 1-34, 2014. DOI: 10.1186 / s12913-014-0614-1

Speros CI. Promoting health literacy: a nursing imperative. Nurs. Clin. North Am. Philadelphia, v. 46, n. 3, p. 321-333, 2011. DOI: 10.1016 / j.cnur.2011.05.007

Loan LA, Parnell TA, Stichler JF, Boyle DK, Allen P, VanFosson CA, et al. Call for action: Nurses must play a critical role to enhance health literacy. Nurs. outlook. New York, v. 66, n. 1, p. 97-100, 2018. DOI: 10.1016/j.outlook.2017.11.003

De Almeida Hammerschmidt KS, Santana RF. Saúde do idoso em tempos de pandemia Covid-19. Cogitare enferm, v. 25, 2020. DOI: 10.5380/ce.v25i0.72849.

Serbim A, Paskulin L, Nutbeam D. Improving health literacy among older people through primary health care units in Brazil: Feasibility study. Health promot. internation. 2019. DOI: 10.1093 / heapro / daz121

Abel T, McQueen D. Critical health literacy and the COVID-19 crisis. Health promot. internation. Oxford, 1 - 2, 2020. DOI: 10.1093/heapro/daaa040

Monaghesh E, Hajizadeh A. The role of telehealth during COVID-19 outbreak: A systematic review based on current evidence. BMC public health. 2020. DOI: 10.21203 / rs.3.rs-23906 / v3

De Lima MCL, da Silva Simplicio MR, Hola ECDSO. Educação em saúde sobre fatores de risco na ocorrência de quedas em idosos em tempos de pandemia do COVID-19: Relato de experiência. Braz. J. of Dev., v. 6, n. 8, p. 58825-58830, 2020. DOI:10.34117/bjdv6n8-334

Caetano R, Silva AB, Guedes ACCM, Paiva CCND, Ribeiro GDR, Santos DL, et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública, v. 36, 2020. DOI: 10.1590/0102-311X00088920

Armitage R, Nellums LB. COVID-19 and the consequences of isolating the elderly. Lancet Public health, v.5, n. 5, p. e256, 2020. DOI: 10.1016/S2468-2667(20)30061-X

Ministério da Saúde (BR). Nota técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde e na atenção ambulatorial especializada - saúde da pessoa idosa. São paulo: hospital israelita albert einstein: ministério da saúde, 2019.

Publicado

2021-03-28

Cómo citar

Silva, B. L. M. da, Silva, M. V. N. da, Nunes, E. M. B., Marcolino, A. R. Q., Lopes, T. B. de L., & Serbim, A. K. (2021). Telecuidado na Pandemia de Coronavírus: Promovendo a Alfabetização em Saúde de Idosos. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 5(3), 1552–1562. https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.11183

Número

Sección

RELATO DE EXPERIÊNCIA