InovaTecGeron: Inovação e Tecnologia em Saúde no Cuidado do Idoso
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106036Résumé
Este trabalho tem como objetivo relatar a elaboração e uso de uma ferramenta tecnológica produzida como ação extensionista. Na perspectiva de buscar soluções inovadoras ao cenário de fragilidade do idoso em um contexto pandêmico, o projeto “Inovação e Tecnologias em Saúde na Gestão do Cuidado ao Idoso frente à Pandemia do Coronavírus” desenvolveu uma ferramenta de inovação tecnológica que envolveu planejamento, monitoramento, prevenção e segurança da pessoa idosa no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A partir do levantamento e organização de uma base de dados e elaboração de um plano de ação, desenvolveu-se um aplicativo com ações de monitoramento e prevenção acerca do coronavírus para idosos. O aplicativo InovatecGeron conta com uma interface que abrange tópicos de autocuidado do idoso no contexto da pandemia, com abas simples, favorecendo o acesso e a leitura rápida sobre os sintomas da Covid-19, qualidade de vida, alimentação saudável e cardioprotetora, saúde mental, práticas integrativas e complementares, arte e cultura, telefones úteis e recursos comunitários, contando ainda com um recurso para auxiliar na identificação de notícias falsas com apoio dos conteúdos disponibilizados no site do Ministério da Saúde. Além disso, para facilitar a compreensão dos profissionais de saúde e dos idosos, foi produzido um guia explicativo e conteúdos adicionais. Dessa forma, o projeto de extensão proporcionou uma articulação entre estudantes, profissionais e comunidade, o que reforçou o compromisso social da universidade pública para com a sociedade, oferecendo um recurso acessível para prevenção durante a pandemia
Téléchargements
Références
(1) Simões CCS. Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos decorrentes do processo de envelhecimento da população, Rio de Janeiro: IBGE. 2016.
(2) Bernardo LD, Carvalho CR. O papel do engajamento cultural para idosos: uma revisão integrativa da literatura. Rev bras geriatr gerontol. 2020;23(6). Doi: 10.1590/1981-22562020023.190141.
(3) Prefeitura de Florianópolis. PICs e COVID-19: Compilado de Práticas Terapêuticas para o autocuidado, fortalecimento da imunidade e bem-viver, durante e após a pandemia. Florianópolis - SC. Prefeitura de Florianópolis. 2020.
(4) Williams B. Mental Health Concerns Arise Amid COVID-19 Epidemic. data dostępu. 2020:03-26.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Portal: Saúde e Sociedade 2021
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.