Análise das condições de saúde de usuários e da atuação de uma equipe de saúde da família na realidade rural

Auteurs-es

  • Luis Lopes Sombra Neto Fundação Oswaldo Cruz - Ceará
  • Morgana Pordeus do Nascimento Forte Fundação Oswaldo Cruz - Ceará
  • Vanira Matos Pessoa Fundação Oswaldo Cruz - Ceará

DOI :

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308004esp

Résumé

Introdução: a população rural tem singularidades que condicionam a organização dos serviços de saúde e as práticas sociossanitárias na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: analisar as condições de saúde de usuários e a atuação de uma equipe de saúde da família em território rural com triangulação de dados qualitativos e quantitativos. Métodos: No eixo quantitativo, participaram 152 usuários da APS com perguntas sobre serviços de saúde e rastreio para Transtornos Mentais Comuns (TMC) e aferição de medidas antropométricas, pressão arterial e glicemia capilar. No eixo qualitativo, foram entrevistados sete profissionais de saúde, utilizando entrevistas semiestruturadas abordando atuação na APS. Resultados: Detectaram-se risco cardiovascular (37,8% n=57) e alta prevalência de TMC (23% n=35). Foram identificados três domínios temáticos nas entrevistas dos profissionais: coordenação do cuidado e garantia de acesso; trabalho em equipe e dificuldades de atuação; promoção, prevenção e educação em saúde. Corroborando a percepção dos profissionais, os usuários avaliaram positivamente os atributos: “estrutura física adequada” e “qualidade do atendimento”, como piores avaliações para “acesso aos medicamentos” e “estrada para acesso”. Conclusão: apesar dos avanços na implementação da APS, a realidade rural demonstra fragilidades que necessitam de ações específicas na organização dos serviços de saúde. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).

Descritores: População Rural; Saúde da População Rural; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luis Lopes Sombra Neto, Fundação Oswaldo Cruz - Ceará

Médico graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Saúde da Família (PROFSAUDE) pela FIOCRUZ-CE. Especialista em Atenção Primária à Saúde pela ESP-CE. Atualmente, residente de Psiquiatria em Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Ciências Médicas e Educação Médica, com ênfase nos seguintes temas: saúde mental; doenças infectocontagiosas; habiliades médicas; promoção de saúde; saúde rural.

Morgana Pordeus do Nascimento Forte, Fundação Oswaldo Cruz - Ceará

Médica graduada em 2015 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Residência de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e UNASUS. Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Saúde da Família pela FIOCRUZ (CE). Atua como docente do curso de Medicina da UNIFOR e como médica na Casa de Cuidados do Ceará

Vanira Matos Pessoa, Fundação Oswaldo Cruz - Ceará

Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Ceará, doutora em Saúde Coletiva (UFC/2015 ), mestre em Saúde Pública (UFC/ 2010) Especialista em Educação Comunitária em Saúde (ESP/CE /2007) e Residência em Saúde da Família (UVA/ 2004). Tem experiência profissional no SUS com atuação na estratégia de saúde da família (ESF) e de pesquisa e ensino na atenção primária à saúde (APS), saúde do trabalhador, saúde ambiente, na formação dos profissionais da APS e em gestão em saúde. Atua como docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família e realiza pesquisa em saúde nos temas: pesquisa-ação na atenção primária à saúde, pesquisa participativa em saúde, ecologia de saberes e saúde da família, saúde ambiente, saúde do trabalhador, saúde no campo, floresta e águas, impacto dos agrotóxicos na saúde humana.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-19

Comment citer

Sombra Neto, L. L., Forte, M. P. do N., & Pessoa, V. M. (2023). Análise das condições de saúde de usuários e da atuação de uma equipe de saúde da família na realidade rural. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(Especial). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308004esp