Estudo dos Óbitos de Motociclistas por Acidentes de Trânsito em Arapiraca-AL

Auteurs-es

  • João Paulo Porto Dias Universidade Federal de Alagoas
  • José Sharllon Souza Silva
  • João Paulo Bezerra Leão
  • Thatiane Silva de Lucena

DOI :

https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2438

Résumé

Objetivos: Descrever a prevalência dos acidentes letais envolvendo motociclistas na cidade de Arapiraca-AL entre 2000 e 2011, analisando variáveis como sexo, faixa etária, estado civil, e local de ocorrência da morte. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, transversal realizado com dados secundários sobre mortes por acidentes de trânsito com motocicletas. Esses dados foram obtidos através do sistema TabNET do DataSUS. Resultados: Os acidentes de trânsito na cidade Arapiraca são a segunda causa de morte por causas externas, representando 30% dessas mortes entre 2000 a 2011. Nesse mesmo período, ocorreu redução do número de óbitos de pedestres e aumento de cerca de 216% das mortes de motociclistas, chegando a um pico em 2007, quando a prevalência foi de 14,3 por 100.000 habitantes. O sexo masculino representou 89% dessas mortes e a faixa etária de 20 a 29 anos foi a mais prevalente (38% do total), seguido de adultos na faixa etária de 30 a 39 anos (28% do total). Conclusões: Houve um aumento de acidentes envolvendo principalmente motociclistas em Arapiraca paralelo ao crescimento da frota de motocicletas. A análise desses dados permite conhecer melhor a prevalência e o perfil desses acidentados, direcionando medidas educativas para redução desses números.

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Biographie de l'auteur-e

João Paulo Porto Dias, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico do 6º Ano do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

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Publié-e

2016-09-23

Comment citer

Porto Dias, J. P., Souza Silva, J. S., Bezerra Leão, J. P., & Silva de Lucena, T. (2016). Estudo dos Óbitos de Motociclistas por Acidentes de Trânsito em Arapiraca-AL. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 1(2), 169–180. https://doi.org/10.28998/rpss.v1i2.2438

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Rubrique

ARTIGO ORIGINAL